Sarkozy convoca Brasil para conferência sobre a Líbia

Aps se reunir com o lder rebelde lbio do Conselho Nacional de Transio, presidente da Frana quer conversar com naes que se abstiveram da votao da ONU contra Kadafi



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour – correspondente do 247 em Paris – O presidente da França, Nicolas Sarkozy, teve de suar a camisa ontem. Enquanto corria de um lado para aprovar as medidas de austeridade econômica do País, já articulava o próximo passo da transição política da Líbia. Sarkozy quer ir até o fim na liderança da cruzada contra Kadafi. Após se reunir com o líder rebelde líbio Mahmoud Jibril, do Conselho Nacional de Transição, em Paris, o presidente convocou o Brasil, a Rússia, a China e a Índia para uma conferência sobre a Líbia. O encontro, chamado "Amigos da Líbia", será realizado em Paris, em 1° de setembro.

Os países escolhidos a dedo por Sarkozy estão entre as nações que se abstiveram na votação que aprovou uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, autorizando a campanha aérea liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan),

A França, que tem gasto 1,2 milhão de euros por dia na operação, pretende permanecer em solo líbio até que a ordem volte a reinar no país. "Estamos prontos para continuar as operações militares na Líbia sob a Resolução 1973 da ONU pelo tempo que os nossos amigos líbios precisarem", afirmou Sarkozy aos jornalistas, em frente ao Elysée.

continua após o anúncio

Até agora, o paradeiro de Muammar Kadafi é desconhecido. Ele pode estar em sua cidade natal, Sirte, a cerca de 450 quilômetros de Trípoli. As tropas do regime não se renderam e os conflitos continuam. Os rebeldes perderam credibilidade depois que dois filhos do ditador, que tiveram a detenção anunciada, foram vistos por jornalistas estrangeiros nas ruas da capital.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247