Rússia questiona EUA sobre uso de suas armas na Ucrânia após ataque a hidrelétrica

A destruição da barragem da usina hidrelétrica causou sérios danos ambientais

Uma visão geral da barragem de Nova Kakhovka que foi rompida na região de Kherson, Ucrânia em 6 de junho de 2023 nesta captura de tela tirada de um vídeo obtido pela Reuters
Uma visão geral da barragem de Nova Kakhovka que foi rompida na região de Kherson, Ucrânia em 6 de junho de 2023 nesta captura de tela tirada de um vídeo obtido pela Reuters (Foto: Reprodução/via REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

MOSCOU, TASS – Autoridades americanas são questionadas pelo governo russo a darem uma resposta concreta sobre seu conhecimento do uso de armas norte-americanas no território da Ucrânia. O pedido ocorre em meio à crescente tensão após um ataque à Usina Hidrelétrica de Kakhovka. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, levantou a questão em um briefing.

O ataque à usina ocorre ao fundo de uma declaração feita em dezembro passado pelo General ucraniano Andrey Kovalchuk em entrevista ao The Washington Post. Kovalchuk afirmou que o exército ucraniano já havia realizado um teste de ataque com o sistema HIMARS dos EUA em uma das comportas da represa para verificar o aumento do nível da água do rio Dnieper.

continua após o anúncio

Zakharova questionou diretamente a equipe de comunicações da Casa Branca, incluindo John Kirby, Coordenador do Conselho de Segurança Nacional para Comunicações Estratégicas, e Karin Jean-Pierre, Secretária de Imprensa da Casa Branca. "Vocês estavam cientes de como as armas americanas, as armas que estão sendo fornecidas à Ucrânia, são usadas?", perguntou. "Estavam cientes de que testes de ataque terrorista contra infraestrutura civil em terceiros países estavam sendo feitos?"

Ainda de acordo com a porta-voz, o ataque à Usina Hidrelétrica de Kakhovka foi "certamente um ato de terrorismo". Na terça-feira à noite, forças ucranianas lançaram um ataque à usina, presumivelmente de um sistema de lançamento múltiplo de foguetes Olkha, destruindo as válvulas de comporta hidráulica da represa e causando uma descarga incontrolável de água.

continua após o anúncio

O nível da água em Novaya Kakhovka ultrapassou 12 metros em um determinado momento, mas agora está recuando. Atualmente, 15 centros populacionais estão na zona de inundação e os residentes das cidades e vilas próximas estão sendo evacuados.

A destruição da barragem da usina hidrelétrica causou sérios danos ambientais. Terras agrícolas ao longo do rio Dnieper foram arrastadas pela água, e há risco de que o Canal Norte da Crimeia se torne raso.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247