Retomadas negociações sobre programa nuclear do Irã

Enviados especiais de seis pases e representantes do governo iraniano se renem em Istambul para pr fim ao impasse sobre a questo

Retomadas negociações sobre programa nuclear do Irã
Retomadas negociações sobre programa nuclear do Irã (Foto: Tolga Adanali/REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasil – Enviados especiais de seis países e representantes do governo do Irã estão reunidos hoje (14) em Istambul, para pôr fim ao impasse sobre o programa nuclear iraniano. O encontro entre os iranianos e os enviados dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia e China, grupo chamado de P5+1, marca a retomada das negociações sobre o tema após uma interrupção de 15 meses.

A última rodada de conversas sobre o programa nuclear iraniano foi em janeiro do ano passado e falhou após nenhuma das facções envolvidas ter chegado a um acordo sobre quaisquer dos temas discutidos.

A expectativa é de que as atuais negociações possam amenizar a tensão no Oriente Médio diante da potencial ameaça de um ataque contra as instalações nucleares iranianas. No entanto, representantes da comunidade internacional não esperam a apresentação de propostas de peso no encontro.

continua após o anúncio

O governo do Irã diz que seu programa nuclear tem fins pacíficos, mas críticos acusam o país de tentar desenvolver armas nucleares.

Israel vem sinalizando nos últimos meses que poderia realizar o que um "ataque preventivo" contra as instalações nucleares iranianas.

continua após o anúncio

Michael Mann, porta-voz da área de política externa da União Europeia, afirmou que o encontro em Istambul começou com uma ''atmosfera positiva'' e que há ''um desejo de que se estabeleçam progressos significativos''.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já havia afirmado, porém, que esta é a ''última chance'' de uma saída diplomática para o Irã. E a secretária de Estado Hillary Clinton disse que os iranianos ''precisam demonstrar claramente nas ações que propõem que, de fato, abandonaram o propósito de construir armas nucleares''.

continua após o anúncio

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, deu uma declaração que reflete a postura de seu país, mais moderada: ''precisamos encontrar um meio termo. As negociações visam à retomada da confiança." No passado, a Rússia chegou a se oferecer para enriquecer o urânio iraniano em seu território, para garantir que ele não seria usado em armas nucleares. Porém, a proposta russa acabou não se concretizando.

Com informações da BBC Brasil

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247