Relações Rússia-África estão "mais intensas do que nunca", diz Putin
O presidente russo falou após se reunir com seu homólogo argelino em Moscou
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
RT — Este é um ano especial para as relações da Rússia com a África, disse o presidente Vladimir Putin a repórteres no Kremlin na quinta-feira, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente Abdelmadjid Tebboune, da Argélia.
"Nossos contatos com países africanos estão mais intensos do que nunca, e a visita do presidente mostra claramente isso", disse o líder russo.
Putin acrescentou que continuará as conversas com Tebboune no 26º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), que começou na quarta-feira, e que se encontrará com líderes de vários países africanos para discutir sua iniciativa de paz na Ucrânia no sábado.
A proposta "Caminho para a Paz" foi anunciada pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa no mês passado. De acordo com relatos da mídia, a delegação será composta pelos líderes da África do Sul, Egito, Congo, Senegal, Comores e Zâmbia. O presidente ugandense Yoweri Museveni disse na quinta-feira que enviará um representante, pois testou positivo para o coronavírus.
Entre os assuntos discutidos por Putin e Tebboune, de acordo com o presidente russo, estavam os esforços para expandir transações em moedas nacionais, a fim de "proteger o comércio mútuo do impacto de terceiros países e desenvolvimentos adversos nos mercados internacionais de câmbio".
Moscou também está aumentando a cota para admissões universitárias subsidiadas pelo Estado para cidadãos argelinos em 30%, disse o presidente russo. Cerca de 20.000 argelinos receberam educação em universidades russas, e cerca de 1.500 estão atualmente estudando no país.
O presidente eritreu Isaias Afwerki também visitou Moscou no início deste mês, descrevendo a visita como um esforço para "revigorar a parceria" com a Rússia.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247