Reino Unido aprova lei para manter sanções contra a Rússia até que Moscou pague indenização à Ucrânia

O Reino Unido também está introduzindo uma rota para bens russos congelados serem doados para a reconstrução ucraniana, anunciou o secretário de Relações Exteriores, James Cleverly

James Cleverly
James Cleverly (Foto: REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - O Reino Unido aprovou uma legislação que permitirá manter as sanções contra a Rússia até que Moscou pague uma compensação à Ucrânia, informou o Ministério das Relações Exteriores na segunda-feira.

"O governo está tomando poderes para manter as sanções russas até que a compensação seja paga à Ucrânia e está introduzindo uma rota para bens russos congelados serem doados para a reconstrução ucraniana, sob a nova legislação anunciada hoje pelo secretário de Relações Exteriores, James Cleverly", diz o comunicado.

Além disso, o Reino Unido criará um fundo que permitirá aos russos sancionados transferir seus ativos congelados para reconstruir a Ucrânia, disse o Ministério das Relações Exteriores.

"Este será um processo voluntário pelo qual os indivíduos sancionados podem solicitar a liberação de fundos com o propósito expresso de apoiar a recuperação e reconstrução da Ucrânia", disse o ministério.

No domingo, o Daily Mail noticiou que o governo do Reino Unido e o empresário russo Roman Abramovich, que era dono do clube de futebol inglês Chelsea, mas foi forçado a vendê-lo devido à campanha de sanções de Londres contra Moscou, não chegaram a um acordo sobre a distribuição dos fundos recebidos do empresário proveninentes da venda do clube, já que Abramovich queria que os fundos fossem enviados não apenas para os ucranianos, mas também para os russos afetados pelo conflito. O governo do Reino Unido e a Comissão Europeia se opuseram ao desejo do empresário de enviar fundos para a Rússia.

Os países ocidentais intensificaram a pressão de sanções sobre Moscou após o início da operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, com a União Europeia impondo dez pacotes de sanções contra a Rússia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247