Recorde espanhol: 5 milhões de desempregados

Com a maior taxa de desocupao desde 1996 e 1,4 milho de lares onde ningum trabalha, a Espanha v suas praas serem ocupadas por "indignados" e seus bancos, como o Santander, serem rebaixados



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Em 2004, quando chegou ao poder na Espanha, o socialista José Luiz Zapatero elegeu como inimigo público número um o desemprego. Hoje, sete anos depois, seu desempenho é melancólico. O número de desempregados na Espanha subiu de 2,3 milhões para 5 milhões e a taxa de desocupação, de 21,5% (e de quase 40% entre os mais jovens) é a maior desde 1996.

Com uma economia anêmica, a Espanha foi rebaixada por todas as principais agências de risco na era Zapatero: a Moody´s, a Fitch e a S&P. Esse rebaixamento também atingiu grandes bancos espanhóis, como o Santander, que tem forte atuação no Brasil, em função da deterioração da situação do crédito na Espanha.

A crise social também fez de Madri a capital dos “indignados”. Foi lá que surgiu o movimento 15-M, que ocupa praças de várias cidades espanholas, em protesto por melhores condições de vida e mais oportunidades. Na Espanha, existem 1,4 milhão de lares onde nenhuma pessoa trabalha. É uma situação desalentadora e que pode gerar consequências sociais imprevisíveis.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247