Que legado deixou Berlusconi à Itália e quem herdará seu papel na política do país?

"Com a morte de Berlusconi, novos cenários se abrem na vida política italiana", disse Tiberio Graziani, presidente do instituto de análise global Vision & Global Trends

Ex-premiê italiano Silvio Berlusconi
Ex-premiê italiano Silvio Berlusconi (Foto: REUTERS/Yara Nardi)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - A saída da política italiana de Silvio Berlusconi, fundador e líder permanente do partido Força Itália e ex-primeiro-ministro, que morreu na segunda-feira (12) aos 86 anos, levanta questões sobre seu legado político diversificado, disse à Sputnik Tiberio Graziani, presidente do instituto de análise global Vision & Global Trends.

 "Com a morte de Berlusconi, novos cenários se abrem na vida política italiana. Podemos dizer, com razão, que sua morte também marcou o fim da Segunda República, da qual ele foi o protagonista indiscutível nos últimos trinta anos", enfatizou o cientista político italiano.

continua após o anúncio

 Que papel o partido Força Itália desempenhará agora, se é que ele continuará sendo um ator ativo no cenário político? De acordo com Graziani, essa é a pergunta que muitos italianos estão fazendo hoje.

 "O fato é que o Força Itália é um partido personalista. Sem o carismático Berlusconi, ele corre o risco de desaparecer em questão de meses. Não há realmente nenhum político no horizonte que tenha as qualidades pessoais de Cavaliere [o Cavaleiro – Berlusconi] e que possa substituí-lo", disse Graziani.

continua após o anúncio

 O analista político considera que um dos principais problemas da situação atual é o futuro equilíbrio de poder na atual coalizão governamental, que, além do partido de Berlusconi, inclui o Irmãos de Itália da primeira-ministra Giorgia Meloni e a Liga Norte do vice-primeiro-ministro Matteo Salvini.

 "O Força Itália precisa encontrar no curto prazo um líder forte capaz de competir com Meloni e Salvini e adquirir uma nova estratégia. Caso contrário, é muito provável que [o partido] tenha que tolerar as iniciativas de seus parceiros, os quais, de qualquer maneira, fortalecerão sua posição na coalizão governista", destacou.

continua após o anúncio

 De acordo com o especialista, a coalizão de centro-direita na Itália pode agora se transformar rapidamente em uma coalizão com clara predominância da influência da direita.

 "Vale lembrar que o Força Itália sempre desempenhou o papel de um partido centrista, pró-europeu e liberal em todas as coalizões governamentais e de oposição. Agora, esse legado provavelmente será dividido entre os partidos moderados de direita e as alianças centristas, chamadas na Itália de 'Terceiro Polo'", observou Graziani.

continua após o anúncio

 "Mas há outro legado que Berlusconi deixa para trás. Esse legado está em suas políticas, que em alguns aspectos eram antissistema, populistas e personalistas, destinadas a abalar a ordem estabelecida. Essas são as mesmas políticas que, por um lado, permitiram que ele contribuísse para o fortalecimento do sistema bipolar da Segunda República e, por outro, permitiram que ele assumisse repetidamente posições dissonantes na política externa com o restante dos parceiros europeus. Quem ficará com essa parte do legado de Berlusconi? Essa pergunta ainda é difícil de responder", concluiu.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247