"Quando Lula disse que Zelensky é adulto e sabe o que faz, a tradução é: esse cara não é sério", diz Breno Altman

Editor do Opera Mundi avalia que o presidente Lula foi o grande destaque da cúpula do G7 em Hiroshima

Breno Altman, Lula e Zelensky
Breno Altman, Lula e Zelensky (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Ricardo Stuckert/PR | Louise Delmotte/Pool via REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – No programa Bom Dia 247 desta segunda-feira, 22, o jornalista Breno Altman, editor do Opera Mundi, compartilhou suas análises sobre a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cúpula do G7 em Hiroshima. "Lula foi extremamente corajoso ao defender a paz num território hostil, na cova das hienas", disse ele.

Segundo Altman, Lula enfatizou a necessidade de superar a exclusão dos países do Sul Global das grandes decisões internacionais. O presidente reivindicou uma maior inclusão e participação dessas nações, buscando estabelecer um equilíbrio de poder mais justo e representativo no cenário mundial. Outro ponto enfatizado por Lula foi a urgência de uma reforma no Conselho de Segurança da ONU. Ele defendeu uma ampliação do conselho, atualmente composto por cinco membros permanentes com poder de veto, a fim de garantir uma representatividade mais abrangente e inclusiva, que reflita a diversidade dos Estados e povos ao redor do mundo.

continua após o anúncio

Além disso, o presidente Lula também se pronunciou sobre a importância de buscar uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia. Ele expressou sua preocupação com a aposta de alguns países ocidentais em uma abordagem militar para lidar com a situação, reiterando seu compromisso com a busca de soluções diplomáticas e de diálogo. Breno Altman observou que as declarações de Lula em prol da paz e da inclusão enfrentam resistência tanto por parte de alguns países ocidentais quanto da OTAN. "Antes da paz, haverá mais guerra", disse ele.

Durante a análise, Breno Altman ressaltou uma declaração de Lula sobre o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Ao afirmar que Zelensky é "adulto e sabe o que faz", após o encontro frustrado entre ambos, Altman disse que a tradução real seria: "esse cara não é sério". O jornalista destacou que "Lula foi o grande destaque da cúpula do G7 em Hiroshima". Assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247