Putin propõe acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão para pôr fim a bloqueio de Nagorno-Karabakh

"A situação em torno de Nagorno-Karabakh foi discutida", disse Putin sobre reunião com o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan

Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin (Foto: Sputnik/Mikhail Klimentyev)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente russo, Vladimir Putin, confirmou nesta quarta-feira (5) a disposição de Moscou a continuar ajudando no desenvolvimento de um tratado de paz entre a Armênia e o Azerbaijão, durante uma conversa por telefone com o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan, informou o Kremlin. 

"A situação em torno de Nagorno-Karabakh foi discutida, incluindo questões de garantia de ligações de transporte desimpedidas ao longo do corredor Lachin. A importância fundamental da implementação consistente de todo o conjunto de acordos entre os líderes da Rússia, Armênia e Azerbaijão para 2020-2022 foi enfatizada”, disse o Kremlin em um comunicado. O líder russo também confirmou a “prontidão” de Moscou para fornecer assistência prática “no desenvolvimento de um tratado de paz” entre Yerevan e Baku.

continua após o anúncio

@SiranushSargsy1: "Devido ao #BloqueiodeArtsakh a crise se agravou quando o Azerbaijão impôs a proibição da entrada de carga humanitária em Artsakh. Mulheres com filhos fazem fila por apenas meio quilo de açúcar e meio litro de óleo".

A Armênia e o Azerbaijão se envolveram em um sangrento conflito militar pelo controle da região montanhosa de Nagorno-Karabakh no outono de 2020. Terminou em uma trégua mediada pela Rússia que viu a autoproclamada República de Artsakh (Nagorno-Karabakh) ceder partes da região para Baku. A Rússia também enviou forças de paz para a região. Kalbajar, Lachin e parte do distrito de Agdam foram entregues ao Azerbaijão, com o corredor Lachin permanecendo a única passagem conectando Nagorno-Karabakh com a Armênia.

Yerevan recorreu ao Tribunal Internacional de Justiça da ONU e ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos (CEDH) sobre o bloqueio da única estrada que liga a Armênia e Nagorno-Karabakh. A estrada que atravessa o distrito de Lachin, de jure no Azerbaijão, foi bloqueada por um grupo de pessoas do Azerbaijão. Yerevan chamou a ação de uma provocação de Baku com o objetivo de causar um colapso humanitário na região. O Azerbaijão também cortou o fornecimento de gás para Nagorno-Karabakh. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247