Putin acusa EUA de matarem Kadafi

Primeiro-ministro da Rssia, Vladimir Putin, acusa governo de Barack Obama de participar da ao que resultou na morte do ditador lbio; Pentgono reage e afirma que suposies so "ridculas"; a nova guerra fria?

Putin acusa EUA de matarem Kadafi
Putin acusa EUA de matarem Kadafi (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, implicou nesta quinta-feira o governo dos Estados Unidos no assassinato do governante líbio Muamar Kadafi, ao mesmo tempo em que lançou um ataque verbal contra o senador republicano John McCain, um dos seus maiores desafetos políticos.

Questionado sobre um comentário de McCain a respeito da Rússia, de que o país poderá enfrentar uma revolta no estilo da "Primavera Árabe", por causa das acusações de fraudes nas eleições parlamentares de 4 de dezembro, Putin disse, lembrando o apoio de McCain à campanha contra Muamar Kadafi: "John McCain lutou na Guerra do Vietnã. Eu penso que ele tem bastante sangue de cidadãos pacíficos nas mãos. Deve ser impossível para ele viver sem essas cenas terríveis", disse Putin, em referência à morte de Kadafi. "Quem fez isso?" perguntou Putin. "Drones, incluídos norte-americanos".

"Eles atacaram a coluna de Kadafi. Então, as forças especiais, usando sua poderosa comunicação, levaram ao local os chamados insurgentes e mataram o líbio sem tribunal nem investigação", disse Putin, em declarações reproduzidas pela agência France Presse (AFP).

continua após o anúncio

O Pentágono imediatamente disse que as acusações são "ridículas".

"A assertiva de que forças especiais norte-americanas estiveram envolvidas na morte do coronel Kadafi são ridículas", disse o capitão John Kirby, porta-voz do Pentágono, à margem da visita do secretário de Defesa, Leon Panetta, ao Iraque.

continua após o anúncio

"Nenhum norte-americano botou os pés na Líbia durante as operações. Todo nosso apoio foi feito por via aérea e naval", disse Kirby.

Na semana passada, Putin culpou a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, de provocar manifestações em Moscou e nas cidades russas ao colocar em dúvida a legitimidade das eleições. Antes, ele já havia acusado o Departamento de Estado americano de tentar desestabilizar a Rússia, ao supostamente financiar a oposição.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247