Protesto reúne 100 mil húngaros contra nova constituição

O governo anunciou uma srie de reformas polmicas no dia 1 de janeiro que tm sido alvo de crticas da comunidade internacional

Protesto reúne 100 mil húngaros contra nova constituição
Protesto reúne 100 mil húngaros contra nova constituição (Foto: LASZLO BALOGH/REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com agências - Milhares de pessoas saíram às ruas em Budapeste contra a nova constituição húngara. Segundo os manifestantes, o texto que entrou em vigor em 1° de janeiro fere os princípios da democracia. O governo anunciou uma série de reformas polêmicas que têm sido alvo de críticas da comunidade internacional.

Os opositores do governo consideram que a nova constituição limita os poderes da Corte Constitucional, ameaça o pluralismo na mídia e pode resultar no fim da independência da justiça.

Os organizadores da manifestação afirmam que pelo menos 100 mil pessoas estavam na passeata. O evento contou com a participação do partido socialista MSZP e do partido ecologista de esquerda LMP, além do novo partido DK, do ex-premiê socialista Ferenc Gyurcsany. Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban. Cartazes denunciando uma “Ditadura Orban” foram vistos nas ruas da capital.

continua após o anúncio

"Viktor Orban e seus seguidores fizeram a Hungria passar de um lugar promissor ao lugar mais sombrio da Europa", comentou, no começo da manifestação, o deputado socialista Tibor Szanyi, que pediu à população para "se livrar da ditadura de Orban". A nova Constituição, aprovada em abril pela maioria de dois terços do partido Fidesz, de Orban, no Parlamento, despertou críticas da União Europeia e dos Estados Unidos, bem como a Anistia Internacional.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247