Primeiro-ministro da China realiza visita estratégica à Europa

Li Qiang busca fortalecer laços com Alemanha, França e União Europeia

Li Qiang, primeiro-ministro da China
Li Qiang, primeiro-ministro da China (Foto: Xinhua)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Primeiro Ministro da China, Li Qiang, iniciou neste domingo (18), uma viagem à Alemanha e à França, com o objetivo de fortalecer os laços estratégicos com esses países e a União Europeia (UE). Na Alemanha, o alto dirigente chinês presidirá em conjunto a sétima rodada de consultas intergovernamentais, além de se reunir com o Chanceler Federal, Olaf Scholz, e outras autoridades. Na França, ele realizará uma visita oficial e participará da cúpula sobre um novo Pacto Financeiro Global, informa a Prensa Latina.

Na opinião de observadores, essa viagem do premiê chinês ilustra a grande importância dada ao desenvolvimento estável das relações e cooperação estratégica com Berlim, Paris e a UE em geral. Portanto, espera-se um efeito positivo e algum grau de certeza para impulsionar a recuperação econômica global após os danos causados pelo conflito entre Rússia e Ucrânia e pelas políticas protecionistas de algumas potências.

continua após o anúncio

No entanto, essa visita ocorre em um contexto de divergências, após a Comissão Europeia decidir não mais utilizar os serviços das empresas de tecnologia chinesas Huawei e ZTE, argumentando que representam um risco para a segurança do continente europeu. Além disso, há a formação da abordagem econômica e de segurança da UE em relação à China, com ênfase na "redução de riscos" e não na "desvinculação", bem como a primeira Estratégia de Segurança Nacional da Alemanha, que classificou o gigante asiático como "parceiro, concorrente e rival sistêmico". Diante desse cenário, Pequim denuncia o assédio às suas empresas, exige que os europeus cumpram as leis do comércio internacional e destaca o compromisso com uma cooperação pragmática e benéfica para todas as partes. 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247