Prestes a completar 100 anos, Kissinger diz que paz mundial depende do entendimento entre EUA e China

Kissinger propõe que China e Estados Unidos foquem em exercer contenção

Henry Kissinger
Henry Kissinger


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger, que completa 100 anos no dia 27 de maio, conversou por mais de oito horas com a revista The Economist, no final de abril, sobre como impedir que a rivalidade entre China e EUA se transforme em um conflito armado.

Kissinger afirma que estamos em uma situação semelhante à pré-Primeira Guerra Mundial, na qual nenhum lado tem margem para concessões políticas e qualquer perturbação pode desencadear uma guerra. Para evitar esse cenário, Kissinger defende uma diplomacia pragmática fortalecida por valores compartilhados. Ele acredita que o destino da humanidade depende da compreensão entre Estados Unidos e China. 

continua após o anúncio

Em relação à possibilidade de um conflito entre China e Estados Unidos, Kissinger diferencia a China da Alemanha nazista, afirmando que a China é movida por convicções ideológicas, mas também considera os interesses e capacidades do país. Ele acredita que a China tem a capacidade de evitar um conflito, combinando diplomacia e força.

Um dos testes cruciais para a relação entre China e Estados Unidos será a questão de Taiwan. Kissinger lembra que, durante a primeira visita de Richard Nixon à China, apenas Mao Tsé-tung tinha autoridade para negociar a questão da ilha. Atualmente, a situação é complexa, e Kissinger argumenta que uma guerra como a ocorrida na Ucrânia teria consequências devastadoras para a economia global e poderia levar a uma insurreição interna na China.

continua após o anúncio

Kissinger propõe que China e Estados Unidos reconheçam mutuamente que são os dois maiores perigos para a paz mundial e que foquem em exercer contenção. Ele sugere a criação de um pequeno grupo de assessores que trabalhem de forma discreta e promovam a confiança mútua. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247