Presidente ucraniano assina projeto de lei que proíbe a importação de livros russos

A lei busca "fortalecer a proteção do espaço cultural e informativo ucraniano da propaganda anti-ucraniana da Rússia", disse a presidência ucraniana

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Foto: REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou um projeto de lei nesta quinta-feira (22) que proíbe a importação e venda de "produtos editoriais" da Rússia e da Bielorrússia.

A lei busca "fortalecer a proteção do espaço cultural e informativo ucraniano da propaganda anti-ucraniana da Rússia", disse a presidência ucraniana em um comunicado.

A Ucrânia enviou uma cópia da legislação à União Europeia para "avaliação adicional de seu impacto no cumprimento das obrigações de nosso Estado de proteger os direitos das minorias étnicas... particularmente linguísticas" como parte de seu processo de adesão à UE.

"O presidente da Ucrânia instruiu o governo a responder às recomendações da Comissão Europeia, se necessário, apresentando um projeto de emendas relevantes ao Verkhovna Rada [parlamento]", disse a presidência.

A Ucrânia foi criticada por discriminar minorias étnicas depois de aprovar uma polêmica lei sobre educação em 2017 que restringiu o direito dos ucranianos falantes de russo e húngaro de serem ensinados em suas línguas nativas. A presidente húngara, Katalin Novak, disse em fevereiro que a Ucrânia precisava garantir os direitos das minorias antes de ingressar na UE.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247