Presidente iraniano conclui sua visita oficial na Venezuela com acordos comerciais e encontros com a juventude
Nicolás Maduro destaca os avanços tecnológicos do Irã e a amizade entre as nações
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247, com Reuters — O presidente da República, Nicolás Maduro, ressaltou nesta terça-feira o trabalho realizado pelo governo do Irã em tecnologia e inovação, posicionando-o como uma das "potências emergentes do novo mundo" multipolar que está surgindo no século XXI. Durante um encontro com a juventude venezuelana no Teatro Teresa Carreño, em Caracas, Maduro transmitiu suas declarações, que foram transmitidas pela Venezolana de Televisión, na presença de seu homólogo iraniano, Ebrahim Raisi.
Maduro destacou as relações entre os dois países, especialmente após a assinatura de mais de 25 acordos na segunda-feira durante uma reunião de trabalho. Ele ressaltou a importância de sua visita ao Irã e os grandes avanços do país na produção de alimentos por meio da aplicação de tecnologia. Maduro declarou: "é importante poder captar os imensos avanços na ciência, tecnologia, inovação, indústria e em todos os aspectos da produção de alimentos, da vida social e cultural do Irã".
O presidente iraniano chegou à Venezuela na segunda-feira para cumprir uma agenda de trabalho. Antes do encontro com Maduro, ele se reuniu com o presidente da Assembleia Nacional (AN), Jorge Rodríguez, com o objetivo de impulsionar e fortalecer as relações entre as duas nações. Além disso, o presidente Seyed Ebrahim Raisi visitou o supermercado iraniano Megasis, localizado no estado de Miranda.
Durante a atividade desta terça-feira, o porta-voz da juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela, Joan Contreras, destacou a união entre as duas nações e lembrou da solidariedade do Irã com a nação sul-americana em tempos difíceis. Contreras afirmou: "Irã e Venezuela são dois povos irmãos. Nos momentos mais complexos, a solidariedade esteve presente. Nos últimos anos mais difíceis de nossa pátria, sentimos a solidariedade do povo iraniano".
Presidente iraniano chega à Nicarágua durante turnê regional
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, chegou à Nicarágua na terça-feira, de acordo com a mídia estatal, marcando sua segunda parada em uma turnê pela América Latina que inclui três países.
O Ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Denis Moncada, recebeu Raisi no aeroporto, segundo a mídia estatal, acrescentando que o líder iraniano viajou com sua esposa e uma delegação composta por ministros e autoridades.
Raisi havia visitado anteriormente a Venezuela, onde se comprometeu a aumentar o comércio bilateral para US$ 20 bilhões, em comparação com os US$ 3 bilhões atuais, em um prazo não especificado.
Ambos os países assinaram um memorando de entendimento para expandir a cooperação em petroquímicos, visando a realização de projetos conjuntos, aproveitando sua cooperação na área de petróleo.
Ele está programado para viajar em seguida para Cuba.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247