Presidente do Quênia insta a África a abandonar o dólar e usar suas moedas nacionais
William Ruto afirmou que "não há nenhuma razão" para envolver o dólar americano nas atividades comerciais do continente
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
RT — O presidente do Quênia, William Ruto, fez um apelo para o uso das moedas nacionais africanas a fim de facilitar o comércio dentro do continente.
Durante um discurso recente no Parlamento do Djibuti, o líder questionou a necessidade de envolver o dólar americano nas atividades comerciais e destacou a necessidade de abandonar a dependência dessa moeda. "Por que o dólar americano faz parte do comércio entre Djibuti e Quênia? Por quê?", perguntou Ruto à plateia.
O presidente afirmou que o Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) possui um mecanismo que permite às nações negociar produtos e serviços e liquidar os pagamentos na moeda local.
"Por que é necessário, para nós, comprar coisas do Djibuti e pagar em dólares? Por quê? Não há nenhuma razão. Não somos contra o dólar americano. Só queremos negociar de forma mais livre (...) Usemos a moeda local!", enfatizou.
Não é a primeira vez que Ruto expressa seu compromisso em promover uma maior integração econômica dentro da África. No início deste mês, ele já havia encorajado os países africanos a rejeitar o dólar e aderir ao Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidações (PAPSS, na sigla em inglês) para otimizar as transações e promover o crescimento econômico entre as nações africanas.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247