Papa Francisco e presidente cubano Díaz-Canel reforçam "uma relação muito boa" no Vaticano

Díaz-Canel presenteou o papa com uma escultura em prata, bronze e madeira, intitulada "El Lector", e dois volumes de poetas cubanos

Papa Francisco e Miguel Díaz-Canel
Papa Francisco e Miguel Díaz-Canel (Foto: Twitter/@DiazCanelB)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Télam - O papa Francisco e o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, reforçaram nesta terça-feira (20) no Vaticano "uma relação muito boa" com uma audiência privada de 40 minutos, disseram fontes do Vaticano à Télam.

O pontífice recebeu o presidente latino-americano em um dos salões da Sala Paulo VI, naquela que foi a primeira visita de Díaz-Canel à Santa Sé como presidente, depois de ter assistido à entronização papal em março de 2013, quando era primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado.

A reunião, disseram fontes do Vaticano à Télam, reforçou o "muito bom relacionamento" entre os dois chefes de Estado. O encontro, após o qual o papa lhe entregou a Mensagem para o Dia Mundial da Paz e outros livros de seu pontificado, foi o quarto face a face entre os dois, depois da visita de 2013 e dos encontros em Cuba em 2015 e 2016, durante as visitas de Jorge Bergoglio. Díaz-Canel, por sua vez, presenteou o papa com uma escultura em prata, bronze e madeira, intitulada "El Lector", e dois volumes de poetas cubanos.

Depois do encontro com o papa, Díaz-Canel se encontrou com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal italiano Pietro Parolin, com quem falou "da importância das relações diplomáticas entre a Santa Sé e Cuba, evocando a histórica visita de São João Paulo II em 1998, do qual se comemora o 25º aniversário", segundo um comunicado oficial.

“Em seguida, eles se concentraram na situação do país e na contribuição que a Igreja oferece, especialmente no campo da caridade. Na continuação da conversa, foram abordados alguns temas internacionais de interesse mútuo e enfatizou-se a importância de manter o compromisso de sempre promover o bem comum", acrescentou o comunicado do Vaticano.

O vínculo entre a Santa Sé e Cuba foi fortalecido após o papel central que Francisco desempenhou em 2014 para o chamado "descongelamento" das relações diplomáticas da ilha com os Estados Unidos, um avanço bilateral alcançado durante o governo do presidente Barack Obama que foi posteriormente suspenso, com o do presidente Donald Trump.

Na mesma sala, em 2015, o papa recebeu o então presidente Raúl Castro, enquanto na quarta-feira (21), o pontífice receberá o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247