Países reconhecem oposição síria como representante do povo

Mais de 70 pases se reuniram neste domingo, em Istambul, na Turquia, a fim de dar ao Conselho Nacional da Sria (CNS) o poder de principal interlocutor do pas

Países reconhecem oposição síria como representante do povo
Países reconhecem oposição síria como representante do povo (Foto: REUTERS/Murad Sezer)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Ministros de Relações Exteriores de mais de 70 nações, árabes e ocidentais, se reuniram neste domingo em Istambul, na Turquia, para um encontro do grupo chamado de “Amigos da Síria”. Durante a reunião, os países reconheceram como “representantes legítimos” do povo sírio o maior grupo de oposição ao governo de Bashar Al Assad, o Conselho Nacional da Síria (CNS). O encontro não teve a presença da Rússia, da China nem do Irã.

O CNS anunciou que pagará aos soldados que deixarem as forças do governo e se juntarem à oposição. Para isso, haveria a contribuição de milhões de dólares mensais para o fundo do grupo, por parte de países ricos do Golfo. Damasco chamou o encontro de “Inimigos da Síria”. "O CNS vai se encarregar dos pagamentos dos salários fixos de todos os oficiais, soldados e outros que são membros do Exército Livre Sírio", disse o presidente do Conselho, Burhan Ghalioun, durante a conferência.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, afirmou que o plano de paz proposto pelo enviado à Síria e representante da Liga Árabe Kofi Annan “não é sem limites fixos”. A secretária de Estado americana Hillary Clinton disse que “não há mais tempo para desculpas e atrasos” do governo de Assad. “É a hora da verdade”, disse ela. Ela cobrou dos membros do governo do presidente sírio o fim das operações contra civis. Caso contrário, enfrentará “sérias consequências”.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247