Pai da controversa dieta Dukan pode perder licença médica

Conselho Nacional da Ordem dos Mdicos da Frana acusa Pierre Dukan de exercer a medicina como um comrcio e de falta de prudncia ao propor que alunos ganhem pontos no exame nacional do ensino mdio se no engordarem nos ltimos dois anos

Pai da controversa dieta Dukan pode perder licença médica
Pai da controversa dieta Dukan pode perder licença médica (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour – correspondente do 247 em Paris – O pai da famosa e controversa dieta Dukan, baseada no consumo de proteínas e conhecida em ao menos 32 países, se tornou alvo de uma polêmica na França. O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos moveu uma ação contra Pierre Dukan por descumprir o código de deontologia médica.

Para os médicos franceses, a proposta de Dukan de instaurar no sistema educacional o que ele chama de "peso de equilíbrio" – na qual os adolescentes ganhariam pontos no exame nacional do ensino médio se não engordarem nos últimos dois anos letivos - é perigosa. Segundo o artigo 13 do código de deontologia, "um médico deve ter cuidado com as repercussões de suas declarações entre o público e evitar nesta ocasião qualquer atitude publicitária, ou pessoal". Dukan não teria levado em consideração as repercurssões de sua proposta para jovens com sobrepeso ou com tendência anoréxica. Além disso, é criticado por se auto-promover.

Já a segunda acusação foi baseada no artigo 19 do mesmo código: "a medicina não deve ser praticada como um comércio". O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos visa os 100 milhões de euros de faturamento anual da empresa Dukan.

continua após o anúncio

O nutricionista já vendeu centenas de milhares de cópias de seus diversos trabalhos que defendem seu método de emagrecimento. O mais conhecido deles foi o livro "Não consigo emagrecer", publicado no início de 2000 e traduzido em 14 línguas. Neste momento, deu início a uma "turnê" nos EUA para promover sua dieta.

Os médicos questionam a rede de negócios formada em cima de uma teoria muito criticada por especialistas. Segundo a Agência Sanitária de Alimentação (Anses), o regime hiperprotéico pode causar sérios riscos para os rins, além de elevar a probabilidade de recuperar os quilos perdidos no regime.

continua após o anúncio

As sanções previstas vão de uma repreensão até à expulsão da profissão médica.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247