Otan rejeita congelamento do conflito ucraniano e se posiciona contra os termos da Rússia, diz Stoltenberg

Secretário-Geral da Otan enfatiza o direito da Ucrânia de "libertar sua terra"

Jens Stoltenberg
Jens Stoltenberg (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TASS - A Otan é contra a ideia de congelar o conflito na Ucrânia e concordar com os termos da Rússia, afirmou o Secretário-Geral da aliança, Jens Stoltenberg, na segunda-feira. "Todos nós queremos que essa guerra termine, mas uma paz justa não pode significar congelar o conflito e aceitar um acordo ditado pela Rússia", disse Stoltenberg durante sua visita à Alemanha, de acordo com uma transmissão do Escritório de Imprensa da Otan. Esta é a primeira declaração do chefe da Otan desde as negociações em Kiev e Moscou com representantes de países africanos que propuseram uma iniciativa para resolver o conflito ucraniano, baseada, entre outras coisas, na ideia de encerrar as hostilidades.

De acordo com Stoltenberg, "a Ucrânia tem o direito de liberar seu próprio território". "Uma contraofensiva está em andamento", disse o chefe da Otan, "Quanto mais território os ucranianos conseguirem libertar, mais forte será sua posição eventualmente na mesa de negociações". Stoltenberg também elogiou os esforços da Alemanha em fornecer ajuda militar, financeira e humanitária à Ucrânia, bem como sua recente decisão de "entregar mais 64 mísseis Patriot à Ucrânia". O chefe da Otan também destacou que a cúpula da Otan em Vilnius estava prestes a aproximar a Ucrânia da aliança e fornecer um programa de suprimentos de defesa para os próximos anos.

continua após o anúncio

"As decisões que tomaremos em Vilnius aproximarão a Ucrânia da Otan, disse ele, "Na cúpula, os membros abordarão as aspirações de adesão da Ucrânia. Os aliados estão trabalhando em um pacote de assistência de vários anos para a Ucrânia. Também estamos trabalhando para estabelecer um novo Conselho Otan-Ucrânia para consultas conjuntas sobre questões de segurança de interesse mútuo". Ele também lembrou que a cúpula em Vilnius deve fortalecer a defesa da Otan, incluindo o posicionamento de forças militares significativas no leste da aliança.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247