Otan envia mais 700 soldados para Kosovo em meio a tensões políticas

A aliança atlântica já tem cerca de 4.000 soldados em Kosovo

Local Kosovo Serb protesters sit on the ground in front of NATO Kosovo Force (KFOR) soldiers in the town of Zvecan, Kosovo, May 29, 2023. REUTERS/Laura Hasani
Local Kosovo Serb protesters sit on the ground in front of NATO Kosovo Force (KFOR) soldiers in the town of Zvecan, Kosovo, May 29, 2023. REUTERS/Laura Hasani (Foto: LAURA HASANI)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - Em meio às tensões e violentos embates em Kosovo, a Otan anunciou nesta terça-feira (30) o envio de mais 700 soldados e colocará outro batalhão em alerta máximo para entrar no norte de Kosovo.

O anúncio vem um dia após mais de 30 soldados da aliança atlântica e 52 manifestantes terem sido feridos em confrontos. 

continua após o anúncio

As forças da KFOR (força de paz internacional autorizada pela ONU e liderada pela Otan) entraram em duro confronto com sérvios. Os embates, ocorridos na cidade de Zvecan, começaram quando sérvios protestavam em frente à administração da cidade.

Também nesta terça-feira (30), dezenas de soldados da KFOR em equipamento antimotim dos Estados Unidos, Polônia e Itália garantiram a segurança de um prédio municipal enquanto os sérvios protestavam contra o prefeito albanês.

continua após o anúncio

Sua reclamação é o resultado das últimas eleições locais boicotadas por sérvios, em mais um capítulo de tensões com os albaneses kosovares.

A Otan já tem cerca de 4.000 soldados atualmente em Kosovo e o secretário-geral Jens Stoltenberg disse que foi tomada a decisão de enviar mais.

continua após o anúncio

Mais cedo, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que o contingente da força de paz KFOR da Oyan se tornou um fator de agravamento da situação por demonstrar seu pouco profissionalismo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247