OPAQ confirma eliminação de todos os estoques declarados de armas químicas

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que Washington destruiu seu último estoque de armas químicas

OPAQ
OPAQ (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) confirmou nesta sexta-feira (7) que todos os estoques declarados de armas químicas no mundo foram destruídos. "A OPAQ confirma que as últimas armas químicas nos estoques declarados por todos os Estados que fazem parte da Convenção de Armas Químicas (CWC) são consideradas destruídas", disse a organização em um comunicado à imprensa, conforme cita a agência Sputnik.

Acrescentou que o último estoque restante de armas químicas nos Estados Unidos "foi irreversivelmente destruído de acordo com o CWC na sexta-feira, 7 de julho de 2023, nas instalações experimentais de destruição de armas químicas de Blue Grass, em Kentucky".

Na segunda-feira, a OPAQ e a Agência de Redução de Ameaças Militares dos EUA assinaram um novo acordo de cooperação sobre a Convenção de Armas Químicas.
No final de junho, a OPCW informou que os EUA, sob a convenção, deveriam destruir o último depósito de armas químicas em seu território.

Mais cedo, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou a decisão nesta sexta-feira, pondo fim a um esforço de décadas para eliminar as armas mortais usadas pela primeira vez em larga escala na Primeira Guerra Mundial. "Hoje, tenho orgulho de anunciar que os Estados Unidos destruíram com segurança a última munição desse estoque - nos aproximando um passo de um mundo livre dos horrores das armas químicas", disse Biden em um comunicado por escrito divulgado pela Casa Branca. 

continua após o anúncio

Os EUA estão destruindo seus estoques restantes no Pueblo Chemical Depot do Exército dos EUA em Pueblo, Colorado, e no Blue Grass Army Depot (BGAD) em Richmond, Kentucky. Em 2022, o último foguete M55 com o agente nervoso VX foi destruído na fábrica em Kentucky. O estoque de agentes de guerra química dos EUA atingiu quase 40.000 toneladas em 1968, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247