ONG: EUA implantaram secretamente cerca de 150 ogivas nucleares em 5 países europeus

De acordo com a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares, o fato de Washington ter colocado essas ogivas não declaradas na Europa é algo extremamente preocupante

Reuters
Reuters (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - De acordo com a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares, o fato de Washington ter colocado essas ogivas não declaradas na Europa é algo extremamente preocupante.

 Os EUA têm cerca de 150 ogivas nucleares instaladas em bases aéreas na Alemanha, Bélgica, Itália, Países Baixos e Turquia, sem nenhum anúncio oficial, disse Alicia Sanders-Sacre, coordenadora de política e pesquisa da Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (ICAN).

continua após o anúncio

 "Portanto, embora não haja qualquer confirmação ou negação pública da instalação de armas nucleares dos EUA na Europa, sabemos que as armas nucleares [dos EUA] estão instaladas em cinco países da Europa: Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Itália e Turquia. Especialistas independentes estimam que cerca de 150 ogivas estão instaladas em bases aéreas dos EUA nesses países", disse ela em uma reunião com jornalistas credenciados pela ONU da ICAN.

 Sanders-Sacre acrescentou que a organização está extremamente preocupada com a instalação de armas nucleares em qualquer país da Europa.

continua após o anúncio

 A história já demonstrou, como na Crise dos Mísseis de Cuba de 1962, a instalação de armas nucleares é um ponto de partida em potencial que pode aumentar o risco de uma guerra nuclear, enfatizou ela.

 A ICAN é uma ONG internacional criada em 2007. Seu objetivo é promover a aprovação e a implementação do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares. A organização ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2017.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247