OMS diz que há mais de 700 mortos no Sudão e quase 5.300 feridos após 1 mês de conflito

A OMS registrou 34 ataques a instalações médicas

Conflito armado em Cartum, Sudão
Conflito armado em Cartum, Sudão (Foto: MOHAMED NURELDIN ABDALLAH/REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - Pelo menos 705 pessoas foram mortas e quase 5.300 ficaram feridas após um mês de conflito armado no Sudão, disse a porta-voz da Organização Mundial da Saúde, Carly Drysdale, nesta sexta-feira.

"Estas são as baixas até 16 de maio, e esses números são do Ministério Federal da Saúde [do Sudão]. Ao todo, 5.287 feridos, 705 mortes. Estado de Cartum: 3.254 feridos, 203 mortos", disse Drysdale em um briefing.

A OMS registrou 34 ataques a instalações médicas, acrescentou Drysdale.

Em 15 de abril, eclodiram violentos confrontos entre as forças armadas regulares sudanesas e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), com epicentro localizado em Cartum. As forças do governo acusaram as RSF de motim e lançaram ataques aéreos contra suas bases. Desde então, as partes introduziram vários cessar-fogos temporários em todo o país, mas o conflito ainda não foi resolvido.

Na semana passada, os militares sudaneses e as RSF concordaram em abster-se de quaisquer ataques que possam resultar em ferimentos entre os civis. As partes também concordaram em permitir que todos os civis no Sudão deixem as áreas de hostilidades e se comprometeram a proteger o pessoal médico e as instituições públicas do país.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247