Ocidente preparou-se antecipadamente para a guerra, diz ministro da Defesa russo

"Imediatamente foram impostas sanções contra a Rússia, entregues armas à Ucrânia, fornecida inteligência e mercenários foram enviados para a zona de operações", disse Sergei Shoigu

Ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu
Ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu (Foto: Ministério da Defesa da Rússia/TASS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - Os países ocidentais estavam se preparando com antecedência para um confronto com a Rússia, disse o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu nesta sexta-feira (28) em uma reunião dos ministros da Defesa da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) em Nova Deli.

"O Ocidente demonstrou sua preparação de antemão para enfrentar a Rússia. Imediatamente foram impostas sanções abrangentes contra a Rússia, entregues armas à Ucrânia, fornecida inteligência, e conselheiros militares e mercenários foram enviados para a zona de operações […]. Desta forma foram empregados o potencial militar e capacidades de quase todos os países da Otan", destacou Shoigu.

continua após o anúncio

O conflito na Ucrânia confirma a intenção de Washington e seus aliados de provocar outros países ao confronto militar com Moscou e Pequim, disse o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.

"Hoje Washington e seus cúmplices estão implementando seu plano estratégico, que é provocar outros países ao confronto militar com países indesejáveis. O conflito na Ucrânia é uma clara demonstração desta política criminosa. Seu verdadeiro objetivo é derrotar estrategicamente a Rússia, ameaçar China para manter sua posição de monopólio no mundo", disse Shoigu.

continua após o anúncio

De acordo com ele, "para o golpe anticonstitucional de Maidan em 2014 foram gastos mais de cinco bilhões de dólares, que levou à formação de um regime nacionalista russófobo hostil em nossas fronteiras".

"Considerando a recusa de Kiev em implementar os Acordos de Minsk e a ameaça real aos habitantes de Donbass, decidimos realizar uma operação militar especial", disse Shoigu.

continua após o anúncio

Tentativas do Ocidente de influenciar os parceiros da Rússia a fim de isolá-la para comprometer a liderança da Rússia estão falhando, acrescentou o ministro da Defesa.

"Foi lançada uma extensa campanha de informação para comprometer a liderança russa e suas políticas. São demonstradas intransigência e disposição para aumentar a pressão total sem levar em conta os danos atuais aos seus interesses econômicos e políticos", notou Shoigu durante a reunião. "No entanto, todas essas tentativas estão falhando", ressaltou ele.

continua após o anúncio

A esse respeito, o ministro expressou sua gratidão aos países-membros da OCX por sua posição de princípio e apoio.

Programas biológicos dos EUA na Ucrânia

Programas militares biológicos do Pentágono na Ucrânia têm como objetivo desenvolver componentes de armas biológicas, disse o ministro da Defesa russo Shoigu, destacando que as atividades dos EUA para transferência de pesquisas mais perigosas para países terceiros continuam.

continua após o anúncio

"Com o exemplo da Ucrânia, vemos o duplo propósito desses programas e seu foco real no desenvolvimento de componentes de armas biológicas, o que é uma violação direta da Convenção sobre Armas Biológicas ou Tóxicas", disse ele.

Armamentos transferidos à Ucrânia caem nas mãos dos terroristas

Armas transferidas para a Ucrânia caem nas mãos de terroristas, o que afeta a estabilidade na Europa e no mundo em geral, declarou Shoigu.

continua após o anúncio

"Armas transferidas chegam ao 'mercado negro' e a seguir nas mãos de organizações terroristas, o que cria riscos adicionais, especialmente ante alegações de fornecimento de munições de urânio empobrecido às Forças Armadas da Ucrânia", disse o ministro.

Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial para desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247