“Occupy” se espalha por portos nos Estados Unidos

Em Oakland, centenas de manifestantes protestam em apoio aos trabalhadores locais, que pedem melhores salrios e condies trabalhistas

“Occupy” se espalha por portos nos Estados Unidos
“Occupy” se espalha por portos nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O movimento americano já conhecido mundialmente como “Occupy” realiza protestos em diversos portos da costa oeste dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 12. Os planos para a ocupação de portos surgiram devido ao pedido dos representantes do estado de Oakland, que querem mostrar solidariedade ao Sindicato Internacional dos Estivadores de Portos de Alto Calado (ILWU), que luta por melhores condições de trabalho e de salários da categoria. Mesmo após a adesão de estivadores no movimento, a diretoria foi contra o apoio do Occupy Oakland, que também busca, com as manifestações de hoje, represália aos despejos que vêm sofrendo em todo o mundo.

As ações coordenadas vão ocupar os portos não apenas de Oakland – onde já foram iniciadas e recebe transmissão ao vivo pela internet –, mas também de outras seis cidades da costa americana que decidiram aderir à causa. Os grupos de Los Angeles, Portland, San Diego, Tacoma, Seattle, Vancouver, Houston e Hawaii devem se reunir para organizar os protestos.

A hashtag #D12 foi escolhida para centralizar as manifestações pelo Twitter, e já está sendo bastante utilizada pelos usuários das redes sociais. Um perfil oficial do Occupy (@occupytheport) anunciou que se houver qualquer violência policial, as invasões aos portos vão se estender por toda a costa.

continua após o anúncio

Em Oakland, diversos usuários chegaram muito cedo para cobrir a manifestação. Antes do amanhecer, centenas de protestantes já se agrupavam com gritos de luta e placas com dizeres de apoio à luta dos trabalhadores. O porto da cidade permaneceu fechado, e alguns policiais que chegaram ao local foram embora após discussão com manifestantes.

O movimento “Occupy”, em apoio ao ILWU, remonta o Movimento Estudantil de 1968, quando várias universidades dos Estados Unidos começaram a se manifestar em favor de diversas causas sociais, como movimentos negro, feminista e pela liberdade sexual. Naquela época, alguns estudantes chegaram a ser presos, assim como ocorre atualmente com o Occupy, em algumas cidades americanas. Em 1968, os estudantes de Paris exportaram os ideais sociais para o resto do mundo – já em 2011, foram os manifestantes do “Occupy Wall Street”, de Nova York, que ganhou apoio em todos os continentes.

continua após o anúncio

Veja imagens do movimento aqui.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247