Novas sanções contra o Irã atingem o setor petrolífero

Segundo o secretrio do Tesouro americano, Timothy Geithner, as ordens tambm reduziro "dramaticamente" o acesso do pas ao sistema financeiro internacional por causa do programa nuclear

Novas sanções contra o Irã atingem o setor petrolífero
Novas sanções contra o Irã atingem o setor petrolífero (Foto: Jason Reed/REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O governo dos Estados Unidos impôs nesta segunda-feira uma série de novas sanções contra o Irã. Usando poderes concedidos pelo Ato Patriota, o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou ordens executivas contra os setores financeiro e de energia do Irã. As sanções ocorrem por causa do programa nuclear iraniano.

"O Irã foi submetido a novos e prejudiciais níveis de isolamento financeiro e comercial", disse o secretário do Tesouro, Timothy Geithner. Uma das ordens identifica o setor financeiro inteiro do Irã, incluído o Banco Central, o Banco Marzaki, como financiador do terrorismo. Geithner disse que as sanções reduzirão "dramaticamente" o acesso do Irã ao sistema financeiro internacional.

As sanções também atingirão o setor petrolífero, o mais importante da economia iraniana. Elas restringirão a venda de mercadorias e serviços que contribuem para a capacidade do Irã explorar novas fontes de petróleo. "As instituições financeiras ao redor do mundo agora precisam pensar bastante sobre os riscos de fazer negócios com o Irã", disse Geithner. As informações são da Dow Jones.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247