Nações da UE discutem mudança para votação de 'maioria qualificada'
As decisões de política externa requerem a unanimidade de todos os Estados-membros da UE
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
(Sputnik) - Dez nações da UE se reuniram em Bruxelas na segunda-feira para discutir uma mudança da unanimidade no processo de tomada de decisão da UE para a votação por "maioria qualificada", disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha.
"Começamos a reunião do Conselho de Relações Exteriores de hoje com uma reunião não oficial sobre votação por maioria qualificada em questões de política externa e segurança", disse Annalena Baerbock em entrevista antes da reunião dos 27 ministros das Relações Exteriores.
A reunião envolveu um "grupo de amigos", sendo a mais recente inclusão sendo a da Romênia, que discutiu como simplificar a formulação de políticas para torná-la mais rápida e eficiente, disse ela.
“Se queremos ser vistos como um ator geopolítico e, acima de tudo, assumir essa responsabilidade, então precisamos de velocidade e eficiência”, acrescentou Baerbock.
Baerbock insistiu que uma mudança para eliminar a cláusula de unanimidade em favor de um limite mais baixo para a adoção de propostas, ou seja, 55% dos estados membros representando pelo menos 65% da população total da UE, constituiria "uma evolução" dos tratados da UE e nenhuma regra básica seria precisam ser alterados.
As decisões de política externa requerem a unanimidade de todos os Estados-membros da UE. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tem pressionado pelo uso da votação por maioria qualificada para anular as resistências depois de enfrentar repetidamente a oposição de críticos de amplas sanções à Rússia.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247