Mundo celebra em 2011 o Natal da esperança

Nos EUA, o presidente Obama comemorou a volta dos ltimos soldados do Iraque; no Brasil, Dilma elevou o salrio mnimo em 14%, na Terra Santa, 90 mil pessoas visitam em Belm o local onde Jesus nasceu ( esq.). O mundo todo, como na Alemanha e na Indonsia ( dir.), faz celebraes por um 2012de boas notcias

Mundo celebra em 2011 o Natal da esperança
Mundo celebra em 2011 o Natal da esperança (Foto: AMMAR AWAD/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Depois de um ano conturbado, marcado por grandes revoluções populares, especialmemte no mundo árabe, uma intensa crise europeia exportada para o mundo todo e dezenas de tragédias naturais, que deixaram o rastro de milhares de mortos, o mundo celebra na madrugada deste domingo, 25, um Natal de esperança. Num momento em que se pretende esquecer os grandes problemas vivenciados ao longo dos últimos 12 meses, alguns fatos dão indício de um caminho menos turbulento.

Um deles é o anúncio, pelos Estados Unidos, do fim de uma guerra de nove anos, com a retirada de todas as tropas americanas do Iraque. "Após quase nove anos, a guerra da América no Iraque chegará ao fim", disse o presidente americano Barack Obama, em outubro. O conflito, que levou, até o momento, à morte de 113.962 pessoas, teve a justificativa de que Saddam Hussein escondia armas de destruição em massa, nunca encontradas. Em mensagem transmitida nesta sexta-feira, Obama desejou um Feliz Natal a todos os americanos e ressaltou que para muitas famílias de militares, o melhor presente deste ano é simplesmente dar as boas-vindas a um ente querido. "Os homens e mulheres que vestem o uniforme de nosso país e os familiares que os apoiam são alguns dos membros mais corajosos de nossa família americana", disse o presidente americano.

No Brasil, o cenário de fim de ano também é acalentador. Anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o número de desempregados no País apresentou o menor índice para um mês de novembro desde o início da série da pesquisa mensal, em março de 2002. E o brasileiro tem ainda mais motivos para celebrar a ceia com a expectativa de um próximo ano melhor. O ministro garantiu que em 2012, a população terá ainda mais empregos. “A condição do brasileiro só vai melhorar”, apontou Mantega.

continua após o anúncio

Da presidente Dilma Rousseff, o brasileiro recebeu de Natal um aumento de 14,13% no salário mínimo, que passou a valer R$ 622 a partir de janeiro. O decreto foi assinado pela presidente nesta sexta-feira, 23. O grande aumento beneficiárá boa parte das classes menos favorecidas do País, estimulando a consumo e fazendo girar a economia. Em pronunciamento sobre o balanço de 2011, a presidente classificou esse como um "ano de grande prova", em uma referência à crise internacional e à queda de sete ministros em seu governo. Mas prometeu, para 2012, continuar a "luta incessante" contra a corrupção e, em um prognóstico otimista para o futuro, a presidente disse que "ao planejamento e a medidas econômicas acertadas", o Brasil começará 2012 com "forte aumento do salário mínimo, redução de impostos, retomada do crédito, aumento dos investimentos e estabilidade fiscal".

Motivos não faltam para que classifiquemos 2011 como um ano difícil, duro e "de grande prova", como disse a presidente Dilma. Mas as ótimas notícias são significativamente importantes para estimular o mundo a ter a esperança de um 2012 um pouco mais democrático, pacífico e economicamente justo.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247