Moscou responderá à recusa dos EUA em conceder vistos a jornalistas russos
Vice-chanceler Riabkov afirmou que os Estados Unidos mentiram, uma vez que Washington disse que concederia os vistos

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Moscou responderá à recusa dos Estados Unidos em conceder vistos a jornalistas russos para cobrir o trabalho do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, no Conselho de Segurança da ONU, declarou neste domingo (23) o vice-ministro, Sergey Riabkov.
"Enfatizo que encontraremos maneiras de responder a isso, para que os estadunidenses se lembrem por muito tempo de que isso não se faz", disse Riabkov à agência de notícias Sputnik.
O vice-chefe do MRE destacou que Washington "não é confiável" porque até o último momento eles cumpriram a promessa de encontrar uma solução para o assunto e finalmente quebraram sua palavra e os jornalistas não cobrirão o evento mais importante sob a presidência russa da Segurança Conselho da ONU.
“Nos últimos dias, nós os contatamos repetidamente sobre esse assunto. No entanto, o resultado, como vocês podem ver, é deplorável, e isso apesar de termos a garantia de que os vistos estavam a caminho e seriam emitidos em breve. Era tudo mentira", disse.
Riabkov enfatizou que todos os eventos planejados por Lavrov em Nova York são "grandes ocasiões de interesse jornalístico" e o grupo de imprensa russo deve acompanhá-lo.
Por sua vez, Lavrov, em vídeo postado em seu canal do Telegram, ressaltou que os Estados Unidos, que se autodenomina o país mais forte, mais inteligente, mais livre e mais justo, "mostrou o quanto realmente valem seus juramentos sobre a proteção da liberdade de expressão, sobre o acesso à informação".
Por isso, o ministro das Relações Exteriores pediu que o que aconteça em Nova York seja acompanhado pelos canais russos, que se encarregarão de “divulgar a verdade” eao invés em vez de “informações supostamente vazadas” do Ocidente.
As declarações ocorrem semanas depois que o jornalista estadunidense Evan Gershkovich foi preso na Rússia sob acusações de espionagem.
Gershkovich foi o primeiro jornalista estrangeiro preso sob acusações de espionagem desde o fim da União Soviética.
A Rússia detém a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas desde o início de abril de 2023, na sede das Nações Unidas, em Nova York, EUA. Lavrov deverá participar das reuniões na segunda-feira (24) e terça-feira (25). (Com Prensa Latina).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247