Ministra das Relações Exteriores da Indonésia insta BRICS a lutar pelo direito ao desenvolvimento de cada país

A ministra disse que o mundo está lutando com a recuperação pós-pandêmica, ao mesmo tempo em que testemunha uma divisão crescente em blocos em guerra

Retno Marsudi
Retno Marsudi (Foto: REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - A ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, pediu aos países membros do BRICS que fortaleçam a cooperação multilateral e lutem pelos direitos de desenvolvimento de cada país, disse o Ministério das Relações Exteriores do país neste sábado (3).

"#FMRetno [ministra das Relações Exteriores Retno Marsudi] fez sua declaração virtualmente convidando os ministros das Relações Exteriores dos países do BRICS a lutar pelos direitos de desenvolvimento de cada país,  em (2/6) na Cidade do Cabo, África do Sul", escreveu o ministério no Twitter.

A ministra disse que o mundo está lutando com a recuperação pós-pandêmica, ao mesmo tempo em que testemunha uma divisão crescente em blocos em guerra, segundo o jornal indonésio Kompas. Ela observou que a atual ordem mundial se baseia em regras ultrapassadas que perderam o sentido, com cada país perseguindo seus próprios interesses nacionais. Retno acrescentou que, se essa tendência continuar, os países em desenvolvimento sofrerão mais e pediu a todos que corrijam essa situação "insalubre", disse o relatório.

Retno pediu especificamente à Rússia, China e Índia que se tornem catalisadores na luta pelo direito ao desenvolvimento de todos os países, incluindo países pobres e em desenvolvimento, para apoiar suas economias e mitigar a desigualdade econômica entre países, de acordo com o Kompas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247