Merkel e Sarkozy prometem defender euro

Chanceler da Alemanha e presidente da Frana tentam acalmar a turbulncia nos mercados financeiros e aumentar a confiana na moeda



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em uma tentativa de acalmar a turbulência recente nos mercados financeiros e aumentar a confiança no euro, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, disseram que vão aumentar a governança na zona do euro e propor que o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy lidere um novo Conselho Econômico da zona do euro.

"Nós queremos declarar nossa absoluta determinação de defender o euro", afirmou Sarkozy depois da reunião com Merkel.

Classificando o proposto Conselho Econômico da zona do euro como uma "verdadeira governança econômica" do bloco, Sarkozy afirmou que o organismo se reuniria duas vezes por ano, ou mais se for necessário, e que o presidente teria um mandato de dois anos e meio.

continua após o anúncio

A França e a Alemanha também vão pressionar todos os países da zona do euro a adotarem antes do meio do próximo ano uma regra de ouro (golden rule), que seria a obrigação de equilibrarem suas finanças públicas. Além disso, os dois governos - que representam as duas maiores economias do bloco monetário - vão propor em setembro a adoção de um imposto sobre transações financeiras.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247