Massacre dizima mais de três mil no Sudão do Sul

Seis mil jovens armados da tribo Lou Nuer atacaram o condado de Pibor sob a acusao de que os inimigos da etnia Murle roubaram cabeas de gado; nmero total de mortos ainda desconhecido

Massacre dizima mais de três mil no Sudão do Sul
Massacre dizima mais de três mil no Sudão do Sul (Foto: Isaac Billy/REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Mais de três mil pessoas foram mortas no Sudão do Sul nos massacres da semana passada em meio à violência étnica que forçou milhares a fugir, disse nesta sexta-feira Joshua Konyi, comissário do condado Pibor, no Estado de Jonglei. "Ocorreram assassinatos em massa, um massacre", afirmou. "Estamos contando os corpos. Calculamos até agora que 2.182 mulheres e crianças foram mortas e 959 homens morreram."

As Nações Unidas e os oficiais do exército do Sudão do Sul ainda não confirmaram o número de mortos e as informações da remota região não podem ser verificadas de modo independente. Se confirmadas, as mortes seriam a pior explosão de violência étnica já vista na nova nação, que se separou do Sudão em julho.

Uma coluna com cerca de seis mil jovens armados da tribo Lou Nuer atacaram na semana passada o remoto condado de Pibor, bastião da etnia Murle. Eles acusam a etnia de roubar cabeças de gado e prometeram exterminá-la. Homens armados da tribo Lou Nuer atacaram Pibor e somente recuaram após tropas do governo abrirem fogo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247