Lula volta a criticar ocupação territorial da Ucrânia após reunião com presidente da Finlândia

Por sua vez, Sauli Niinistö destacou que ele e Lula concordam que a invasão do território ucraniano pela Rússia foi "ilegal"

Sauli Niinistö e Lula
Sauli Niinistö e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista ao lado do presidente de Finlândia, Sauli Niinistö, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil se manterá neutro sobre a guerra da Ucrânia para ser capaz de ajudar a negociar um acordo de paz.

"O Brasil desde que começou essa guerra fez críticas à ocupação territorial da Ucrânia", disse Lula. "Estamos tentando formular a oportunidade, quando convier aos dois presidentes, de colocar uma proposta de paz na mesa, que tem que ser combinada com os dois".

continua após o anúncio

Lula aponta, no entanto, que esse momento parece ainda não ter chegado para ambos. "Não acontecerá nada enquanto Ucrânia e Rússia não tomarem a decisão de que querem a paz. Portanto, o Brasil faz parte de um grupo de países que querem se manter neutros para construir a possibilidade do fim da guerra", completou.

Por sua vez, Niinistö destacou que ele e Lula concordam que a invasão do território ucraniano pela Rússia foi "ilegal" e afirmou que qualquer tentativa de se alcançar a paz é válida. "Mas acredito que nesse momento isso não está à vista", ressaltou.

continua após o anúncio

Lula também afirmou que ouviu "com muito interesse" as considerações do líder finlandês sobre a guerra na Ucrânia e que a visão do Brasil, que está a 14 mil quilômetros da região, tem que ser diferente da Finlândia, que divide com a Rússia 1.300 km de fronteiras. O presidente ainda citou que o Brasil tem a expectativa de alcançar um acordo equilibrado entre o Mercosul e a União Europeia. 

O Brasil é o principal parceiro comercial da Finlândia na América Latina. Em 2019, a corrente bilateral foi de 684 milhões de dólares estadunidenses,  tendo o Brasil importado 473 milhões de dólares e exportado 210 milhões de dólares. O principal produto da pauta de exportação brasileira é o café, enquanto a pauta de importação é dominada por máquinas mecânicas. A cooperação em ciência, tecnologia e inovação é um dos principais eixos das relações bilaterais. Assista: 

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247