Lula destaca necessidade de financiamento climático por países ricos durante encontro com presidente da Finlândia

O presidente Lula também relatou ter tratado sobre a COP30 em Belém e a guerra na Ucrânia com o presidente Sauli Niinistö

Lula e Sauli Niinistö
Lula e Sauli Niinistö (Foto: Ricardo Stuckert)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu em Brasília, nesta quinta-feira (1), o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö. Durante a conversa, o chefe de Estado brasileiro exaltou conquistas sociais do país europeu, afirmou ser necessário cumprir promessas de combate à mudança climática e cobrou financiamento por parte dos países ricos em ações ambientais. 

Em postagem no Twitter, o presidente Lula relatou o encontro: "Hoje recebemos a visita do presidente da Finlândia, Sauli Niinistö. Reafirmo nossos laços de compromisso e amizade com o país. A Finlândia tem baixos índices de desigualdade, é líder em inovação e pioneiro na concessão de direitos políticos às mulheres. No Brasil, também estamos comprometidos em avançar de maneira decisiva em todas essas áreas. Brasil e Finlândia são países voltados para um mesmo ideal de desenvolvimento sustentável, de paz e de cooperação entre os Estados. Compartilhamos a mesma preocupação com o desafio da mudança do clima. É fundamental que os compromissos que assumimos em negociações internacionais sejam cumpridos, inclusive no que diz respeito ao financiamento climático por parte dos países ricos".

continua após o anúncio

O presidente Lula também afirmou ter tratado sobre a COP30 em Belém e a guerra na Ucrânia, e defendeu maior cooperação entre a Celac e a União Europeia. 

"Conversamos sobre os preparativos para a COP30, que ocorrerá em Belém em 2025 e ouvi com muito interesse as considerações do presidente Niinisto sobre a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, país com o qual a Finlândia partilha mais de mais de mil e trezentos quilômetros de fronteira. Tivemos também a oportunidade de comentar as perspectivas para a Cúpula CELAC-União Europeia que, esperamos, abrirá um novo capítulo na cooperação entre as duas regiões", disse o presidente Lula. 

continua após o anúncio

O Brasil é o principal parceiro comercial da Finlândia na América Latina. Em 2019, a corrente bilateral foi de 684 milhões de dólares estadunidenses,  tendo o Brasil importado 473 milhões de dólares e exportado 210 milhões de dólares. O principal produto da pauta de exportação brasileira é o café, enquanto a pauta de importação é dominada por máquinas mecânicas. A cooperação em ciência, tecnologia e inovação é um dos principais eixos das relações bilaterais. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247