Lula destaca combate à desigualdade, questões climáticas e paz durante conversa com o primeiro-ministro da Noruega

Lula enfatizou que as presidências brasileiras do G20 e do BRICS terão como foco o combate à desigualdade social, além das questões relacionadas ao clima e à paz

Presidente Lula
Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve nesta terça-feira (11) uma conversa telefônica com o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, informou o Palácio do Planalto. Durante a chamada, o chefe de Estado brasileiro expressou gratidão pelo contato e convidou o Støre a visitar o Brasil. Além disso, abordou a importância da Cúpula da Amazônia, que acontecerá em agosto e contará com a participação de oito países da região, bem como de Indonésia, os dois Congos e a França. Lula também agradeceu a contribuição da Noruega ao Fundo Amazônia e ressaltou a longa e histórica relação entre os dois países.

O primeiro-ministro da Noruega destacou o aumento dos investimentos noruegueses no Brasil, principalmente na área da sustentabilidade. Ele ressaltou a relevância da Cúpula da Amazônia e manifestou interesse em colaborar com o Brasil em questões como segurança alimentar, combate à fome, manejo dos oceanos e a agenda climática. Ambos os líderes concordaram em se encontrar pessoalmente assim que possível.

continua após o anúncio

Durante a conversa, o presidente Lula enfatizou que as presidências brasileiras do G20 e do BRICS terão como foco principal o combate à desigualdade econômica, racial, de gênero e de educação, além das questões relacionadas ao clima e à paz. Ele também mencionou sua intenção de estruturar um projeto de desenvolvimento a partir da biodiversidade amazônica, buscando melhorar a qualidade de vida das comunidades que habitam a região. Lula destacou ainda a abertura de oportunidades de investimento em energias renováveis, reforçando o compromisso com a matriz energética limpa e preparando o terreno para propostas concretas a serem apresentadas na COP 30, em Belém.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247