Lula cancela jantar com príncipe herdeiro saudita em Paris

Assessoria do presidente informou que cancelamento se deu em razão da intensa agenda de Lula nos últimos dias

Luiz Inácio Lula da Silva e Mohammed bin Salman al Saud
Luiz Inácio Lula da Silva e Mohammed bin Salman al Saud (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou um jantar que teria com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud, em Paris, França, nesta sexta-feira (23). A primeira-dama brasileira, Janja da Silva, também participaria do encontro, que estava programado para ocorrer na residência oficial do Reino da Arábia Saudita na capital francesa. 

A assessoria de Lula informou que a mudança na agenda ocorreu porque o presidente teve uma agenda intensa nos últimos dias na Europa. Lula começou seu último dia de visita oficial à Europa discursando em uma cúpula organizada pelo governo francês para discutir um novo pacto financeiro global. No evento, voltou a criticar uma carta adicional que a União Europeia enviou ao Mercosul sobre o acordo entre os blocos, considerando-a uma "ameaça". Também defendeu que os países façam comércio bilateral sem utilizar o dólar e disse que pretende levar este tema para discussão na próxima reunião dos Brics. Antes de chegar à França, Lula esteve em Roma e no Vaticano. 

continua após o anúncio

As importações vindas da Arábia Saudita para o Brasil atingiram um recorde em 2022 desde que há registros: foram US$ 5,3 bilhões. Antes, o valor mais alto havia sido registrado em 2014: US$ 3,3 bilhões. Os dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) vão até 1997.

A relação entre o governo brasileiro e os sauditas ganhou destaque desde que foi revelado, pelo jornal O Estado de S. Paulo, que membros da gestão Jair Bolsonaro voltaram de uma viagem ao país em 2021 e entraram no Brasil sem declarar à Receita Federal que carregavam joias e presentes valiosos. Os itens, segundo afirmaram na ocasião a funcionários no aeroporto de Guarulhos, seriam presentes da Arábia Saudita ao ex-ocupante do Palácio do Planalto e à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. (Com informações da BBC). 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247