Lula cancela jantar com príncipe herdeiro saudita em Paris
Assessoria do presidente informou que cancelamento se deu em razão da intensa agenda de Lula nos últimos dias
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou um jantar que teria com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud, em Paris, França, nesta sexta-feira (23). A primeira-dama brasileira, Janja da Silva, também participaria do encontro, que estava programado para ocorrer na residência oficial do Reino da Arábia Saudita na capital francesa.
A assessoria de Lula informou que a mudança na agenda ocorreu porque o presidente teve uma agenda intensa nos últimos dias na Europa. Lula começou seu último dia de visita oficial à Europa discursando em uma cúpula organizada pelo governo francês para discutir um novo pacto financeiro global. No evento, voltou a criticar uma carta adicional que a União Europeia enviou ao Mercosul sobre o acordo entre os blocos, considerando-a uma "ameaça". Também defendeu que os países façam comércio bilateral sem utilizar o dólar e disse que pretende levar este tema para discussão na próxima reunião dos Brics. Antes de chegar à França, Lula esteve em Roma e no Vaticano.
As importações vindas da Arábia Saudita para o Brasil atingiram um recorde em 2022 desde que há registros: foram US$ 5,3 bilhões. Antes, o valor mais alto havia sido registrado em 2014: US$ 3,3 bilhões. Os dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) vão até 1997.
A relação entre o governo brasileiro e os sauditas ganhou destaque desde que foi revelado, pelo jornal O Estado de S. Paulo, que membros da gestão Jair Bolsonaro voltaram de uma viagem ao país em 2021 e entraram no Brasil sem declarar à Receita Federal que carregavam joias e presentes valiosos. Os itens, segundo afirmaram na ocasião a funcionários no aeroporto de Guarulhos, seriam presentes da Arábia Saudita ao ex-ocupante do Palácio do Planalto e à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. (Com informações da BBC).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247