Lula avalia participar da reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York
Presidente vem adotando postura crítica à configuração do Conselho e estuda participação em outubro. Lula também deverá estar na Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente Lula (PT) avalia viajar a Nova York em outubro para marcar presença na reunião do Conselho de Segurança da ONU, segundo informaram integrantes do governo brasileiro ao portal g1.
O mandato do Brasil em um dos dez assentos não-permanentes do Conselho acaba em dezembro deste ano. Além disso, em outubro, a presidência do Conselho - que é rotativa - caberá justamente ao Brasil. Lula também estará em Nova York um mês antes, em setembro, para a Assembleia Geral das Nações Unidas, tradicionalmente aberta com o discurso do presidente brasileiro.
Vale ressaltar que Lula historicamente vem adotando uma postura crítica à configuração do Conselho de Segurança da ONU, principalmente devido ao protagonismo exlclusivo das grandes potências econômicas e à falta de representatividade de países da América Latina, da África e países periféricos da Ásia e da Europa.
"É importante que a gente tenha noção de que a gente não pode continuar com as instituições funcionando de maneira equivocada. Mesmo o Conselho de Segurança da ONU, os membros permanentes não representam mais a realidade política de 2023. Se representaram em 1945, em 2023 é preciso mudar", disse o presidente nesta sexta-feira (23) na cúpula de Paris.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247