Lula assopra e Chávez lança cúpula dos vencedores do câncer

Lderes diagnosticados com a doena tero encontro no incio de 2012; "No haver cncer ou qualquer outra fora para nos segurar", disse Chvez, que anunciou a cpula ontem

Lula assopra e Chávez lança cúpula dos vencedores do câncer
Lula assopra e Chávez lança cúpula dos vencedores do câncer (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com agências internacionais – Alguns líderes da América Latina terão um encontro importante – e inusitado – no início de 2012. A “cúpula de líderes vencedores do câncer” foi anunciada neste domingo pelo presidente venezuelano Hugo Chávez e reunirá, além dele, o ex-presidente Lula, detentor da ideia, a presidente Dilma Rousseff e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo. "Vamos fazer uma cúpula com Dilma, Lugo, Lula e este humilde servidor. Não haverá câncer ou qualquer outra força para nos segurar, porque a América Latina está renascendo", disse o líder venezuelano.

Conforme contou Chávez, a sugestão surgiu de uma brincadeira de Lula, que teve diagnosticado um câncer na laringe no sábado 29. "Esta cúpula será no início de 2012, após Lula terminar sua quimioterapia, que vai acabar em janeiro", disse Chávez. Neste último sábado, 4, o ex-presidente concluiu a primeira etapa do tratamento contra a doença, ao ter retirada uma bolsa de infusão que injetava por meio de um cateter os medicamentos quimioterápicos. A próxima etapa deve ser iniciada por volta do próximo dia 21.

Dos quatro líderes, três se trataram no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com exceção de Chávez. Sendo que Lula e Dilma receberam cuidados da mesma equipe, que reúne alguns dos melhores profissionais do País. Quando soube que Lula tinha a doença, Hugo Chávez mandou um recado ao ex-presidente brasileiro, de quem sempre recebeu apoio: "Lula, irmão, viveremos e venceremos!". Em nota distribuída pela Chancelaria venezuelana, acrescentou: "Lula sabe que estarei atento ao desenrolar de todo seu processo, como ele tem estado junto a mim na circunstância que vivi e estou superando".

continua após o anúncio

Lula, 66, iniciou um tratamento contra o câncer que inclui três sessões de quimioterapia com intervalos de 21 dias, até o final do ano, e em janeiro deverá receber radioterapia.

Dilma Rousseff, 63, que teve um câncer no sistema linfático diagnosticado em 2009, foi declarada completamente curada pelos médicos no mesmo ano, após tratamento.

continua após o anúncio

Chávez, 57, que retirou um tumor em local não revelado no dia 20 de junho passado, em Cuba, já foi submetido a quatro ciclos de quimioterapia, em Havana e em Caracas, e garante que está recuperado.

Lugo, 60, foi diagnosticado em agosto de 2010 com um linfoma de Hodgkin (não agressivo), que atinge o sistema linfático.

continua após o anúncio

O líder paraguaio recebeu tratamento no hospital Sírio Libanês de São Paulo, com seis sessões de quimioterapia na capital paulista e em Assunção, e em dezembro de 2010 foi declarado curado.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247