Líderes europeus como Scholz e Macron dizem que vão ligar a Putin para se exibirem, diz Lavrov
Chanceler russo lembrou que o presidente francês e o chanceler alemão disseram que planejam ligar para Putin, mas não o fizeram
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Sputnik Brasil - Na visão do ministro das Relações Exteriores da Rússia, líderes ocidentais usam do conflito e da influência de Putin para "se exibirem a eleitores" uma vez que dizem que vão ligar para o líder russo "e não o fazem".
Em diversas declarações nesta quarta-feira (28), o chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que algumas "abordagens desonrosas" foram usadas para persuadir países a apoiar o plano do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, na reunião que aconteceu em Copenhague.
"Ouvi dizer que tais abordagens desonrosas ocorreram lá, quando, em resposta a objeções sobre o realismo desse plano de Zelensky – o qual significa rendição – eles disseram: 'Você não o apoia, há pontos aí que não se relacionam com o conflito, mas que se relacionam com a segurança alimentar e energética'", disse Lavrov em entrevista hoje (28).
O ministro se refere à reunião promovida pelos Estados Unidos e União Europeia que teve como convidados países do Sul Global e aqueles que ainda não aderiram "a um lado", ou seja, que prezam pelo conceito de neutralidade em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
Lavrov também disse que declarações feitas por líderes ocidentais sobre contatos com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a situação simplesmente não merecem respeito.
"Compare todas as declarações públicas de figuras ocidentais sobre contatos com Putin, elas simplesmente não merecem respeito. Se você estiver interessado em uma conversa, o presidente da Rússia nunca recusará tal contato", disse Lavrov durante a entrevista.
Lavrov lembrou que o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, disseram que planejam ligar para Putin, mas não o fizeram. Ao mesmo tempo, Lavrov acrescentou que os líderes europeus, que anunciam publicamente sua intenção de ligar para Putin, querem "se exibir diante de seus eleitores".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247