Líderes estrangeiros parabenizam Erdogan por vitória na eleição presidencial da Turquia
"Eles estão todos me ligando um após o outro. E eles estão me dizendo: 'Se necessário, diga, convide-nos, e iremos imediatamente'", disse Erdogan em um discurso a seus apoiadores
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Líderes estrangeiros fizeram fila neste domingo (28) para parabenizar o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, depois que os resultados preliminares do segundo turno presidencial o colocaram na liderança sobre seu rival da oposição, Kemal Kilicdaroglu. Com 52,14% dos votos, Erdogan, foi reeleito neste domingo (28). Ele superou Kılıçdaroglu, que teve 47,86% dos votos - dados obtidos com 99,75% das urnas apuradas. Por volta das 17h (Brasília), a Comissão Eleitoral da Turquia confirmou a vitória de Erdogan.
"Eles estão todos me ligando um após o outro. E eles estão me dizendo: 'Se necessário, diga, convide-nos, e iremos imediatamente'", disse Erdogan em um discurso a seus apoiadores em Istambul após a divulgação dos resultados preliminares.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, escreveu em seu Twitter: "Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo".
O emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani, foi às redes sociais para parabenizar Erdogan por sua reeleição. "Desejo a você um novo mandato de sucesso e que você alcance o que o irmão turco aspira em termos de progresso e prosperidade e que o forte relacionamento entre nossos dois países se desenvolva e cresça", escreveu ele.
O presidente francês, Emmanuel Macron, parabenizou Erdogan no Twitter, observando que "a França e a Turquia têm imensos desafios a enfrentar juntos". O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o resultado das urnas evidencia o apreço do povo turco pelo trabalho e pela política externa independente de Erdogan. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Erdogan por vencer o segundo turno das eleições presidenciai. "Estou ansioso para continuar trabalhando juntos como aliados da Otan em questões bilaterais e desafios globais compartilhados", disse Biden em um tuíte.
Os líderes da Hungria, Azerbaijão e Uzbequistão estavam entre os primeiros a parabenizar Erdogan por conquistar o terceiro mandato consecutivo como presidente. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, elogiou Erdogan nas redes sociais por garantir uma vitória clara. O presidente Shavkat Mirziyoyev, do Uzbequistão, ligou para Erdogan para parabenizá-lo por sua "vitória histórica" e discutir as perspectivas de uma parceria abrangente, enquanto o presidente Ilham Aliyev, do Azerbaijão, principal aliado da Turquia na Ásia Central, convidou Erdogan para visitar seu país. Erdogan aceitou o convite, disse a presidência azeri.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, também parabenizou Erdogan, tuitando que seu país espera continuar trabalhando junto com a Turquia "para construir o novo mundo". O Presidente bielorrusso, Aleksandr Lukashenko, também estendeu os parabéns a Erdogan pela reeleição, acrescentando que espera encontrar-se com o seu homólogo turco em breve, de acordo com os acordos alcançados em outubro de 2022 em Astana.
O presidente sérvio Aleksandar Vucic foi um dos primeiros líderes europeus a parabenizar Erdogan, informou a agência de notícias sérvia Tanjug. Vucic chamou a Turquia de parceiro crucial da Sérvia, tanto econômica quanto politicamente, e convidou Erdogan para visitar a nação dos Bálcãs Ocidentais. (Com Sputnik).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247