Líderes da Otan aprovam maiores planos de defesa desde o fim da Guerra Fria, diz Stoltenberg
Os países da Otan também concordaram em aumentar "significativamente" os estoques da aliança de "certas munições decisivas para a batalha", disse o comunicado
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Sputnik - Os líderes da Otan aprovaram novos planos de defesa na cúpula de Vilnius, disse o secretário-geral Jens Stoltenberg, nesta terça-feira (11). "Os aliados também aprovaram os planos de defesa mais abrangentes desde o fim da Guerra Fria", disse Stoltenberg em entrevista coletiva, acrescentando que a Otan terá 300.000 soldados em alta prontidão sob novos planos.
O secretário-geral disse ainda que os aliados se comprometeram a “investir pelo menos 2% do produto interno bruto anualmente na defesa”. “Os líderes endossaram um novo plano de ação de dissuasão de defesa que acelerará as aquisições conjuntas, aumentará a interoperabilidade e gerará investimento e capacidade de produção”, disse Stoltenberg.
Os países da Otan também concordaram em aumentar "significativamente" os estoques da aliança de "certas munições decisivas para a batalha", já que as "capacidades militares robustas do bloco são críticas para a dissuasão e defesa da Otan", disse a aliança em um comunicado adotado na cúpula de Vilnius na terça-feira.
"Continuamos a investir mais em capacidades avançadas e interoperáveis em todos os domínios, colocando ênfase particular em forças e capacidades de alto nível, predominantemente pesadas e com capacidade de combate”, disse o comunicado, acrescentando que os planos de desenvolvimento de capacidade da Otan “garantirão que mantenhamos nossa vantagem tecnológica”.
A cúpula da Otan está ocorrendo de 11 a 12 de julho em Vilnius, com Stoltenberg presidindo a reunião. A agenda da cúpula inclui as perspectivas de adesão da Ucrânia à Otan, o fortalecimento do flanco oriental da aliança e a questão dos gastos com defesa.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247