Líderes da CELAC não querem participação de Zelensky na cúpula com a União Europeia

Segundo o portal Euractiv, o presidente ucraniano teria recebido um convite da Espanha que acabou sendo recusado após a resistência dos líderes latino-americanos

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Foto: REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - Vladimir Zelensky não será convidado para a cúpula da União Europeia (UE) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) devido a um desacordo entre os líderes latino-americanos, comunicou nesta quinta-feira (6) o portal Euractiv.

A cúpula será realizada em 17 e 18 de junho em Bruxelas, Bélgica. Um dos prováveis tópicos da cúpula será a situação na Ucrânia. Recentemente, Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da UE, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, visitaram a América Latina.

continua após o anúncio

De acordo com o Euractiv, o líder ucraniano inicialmente recebeu um convite da Espanha, "mas [ele] foi recusado após a resistência dos líderes latino-americanos", disse a publicação.

Além disso, os líderes latino-americanos "removeram tudo sobre a Ucrânia" da minuta do documento final enviado pela UE. Agora, de acordo com a declaração, os lados defenderão juntos "soluções diplomáticas sérias e construtivas para o atual conflito na Europa".

continua após o anúncio

De acordo com vários diplomatas da UE, existe a possibilidade de que o documento conjunto não seja adotado após a cúpula.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247