Kadafi teria doado à campanha de Sarkozy

Jornal digital publica documento secreto lbio de 2006; ele d conta de contribuio eleitoral de 50 milhes de euros

Kadafi teria doado à campanha de Sarkozy
Kadafi teria doado à campanha de Sarkozy (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-ditador líbio Muammar Kadafi ajudou a financiar a campanha de Nicolas Sarkozy à presidência francesa em 2007, afirmou, neste sábado (28), o jornal digital francês Mediapart.

Em documento datado de 10 de dezembro de 2006, e publicado pelo jornal, o então responsável pelo serviço secreto líbio, Moussa Koussa, autoriza o diretor do gabinete de Kadafi, Bashir Saleh, a efetuar um pagamento de "50 milhões de euros" para "apoiar a campanha eleitoral" de Sarkozy, mas sem especificar o destino do dinheiro.

No texto do documento do serviço secreto líbio, Koussa se refere à realização de reuniões preparatórias com Brice Hortefeux, então secretário de Estado de Coletividades Territoriais, homem próximo a Sarkozy e diretor da campanha que o levou à presidência em 2007.

continua após o anúncio

O chefe do serviço secreto da Líbia cita, ainda, Ziad Takieddine, empresário franco-libanês envolvido na França em outros casos de financiamento ilegal de partidos.

Sarkozy não reagiu às revelações do Mediapart, ao contrário de seu adversário nas urnas, o candidato socialista François Hollande -- a quem o porta-voz da campanha de Sarkozy atribuiu o vazamento do documento.

continua após o anúncio

"Diante de tais elementos graves, Sarkozy deve se explicar para os franceses. Se os fatos revelados pelo Mediapart forem definitivamente confirmados por outros documentos ou por investigações judiciais, será possível estabelecer que o presidente mentiu para os franceses para dissimular a realidade de um grave assunto do Estado" disse Bernard Cazeneuve, porta-voz de Hollande.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247