Kadafi só será entregue a Haia depois de julgado na Líbia

Para lder do Conselho de Transio, ditador deve ser processado pelos crimes cometidos em 42 anos de governo e no s a partir de 17 de fevereiro, como diz o mandato internacional



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com agências internacionais – O paradeiro de Muammar Kadafi ainda é desconhecido. Mesmo assim, seu futuro já está traçado. O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão político dos rebeldes líbios), Mustafa Abdul Jalil, disse que o coronel deve ser processado primeiro em seu país pelos crimes cometidos durante seus 42 anos de Governo. « Só então poderá ser entregue ao Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia », disse. Segundo ele, o mandato de captura internacional se refere aos crimes cometidos a partir do dia 17 de fevereiro passado. As declarações foram feitas a um jornal italiano "La Stampa".

Mustafa Abdul Jalil ressaltou que os últimos momentos do regime de Kadafi estão demonstrando sua crueldade e violência e insistiu na necessidade da solidariedade internacional. "Em uma situação de normalidade, provavelmente poderíamos dizer que a crise humanitária está resolvida. É verdade que se pode considerar que a emergência está fechada no que se refere ao abastecimento de fontes energéticas, mas quanto aos alimentos e remédios, não faço previsões. Não sabemos em que estado se encontram ou se foram analisadas sua data de vencimento", acrescentou.

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247