Justiça da Grécia decide banir partido de extrema direita da política nacional
O partido 'Os Helenos', criado a partir da organização neonazista 'Amanhecer Dourado', foi impedido de participar das eleições de 21 de maio

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Nesta terça-feira (2), a Suprema Corte da Grécia proibiu a participação de um partido político fundado por um ex-membro da organização neonazista 'Amanhecer Dourado', que atualmente cumpre pena de prisão, nas eleições de 21 de maio.
Ilias Kassidiaris, ex-porta-voz da 'Amanhecer Dourado' e líder do partido de extrema direita Os Helenos, não poderá concorrer como candidato nas eleições que ocorrerão daqui a três semanas. Kassidiaris é um ex-deputado do partido neonazista, tendo ocupado o cargo de 2012 a 2019 e, mesmo da prisão, havia anunciado recentemente sua intenção de concorrer a uma cadeira de deputado na circunscrição central de Atenas.
A decisão da Suprema Corte foi tomada por uma maioria de 9 votos contra 1 dos magistrados e anunciada por seu presidente, Altan Kokovou.
Segundo especialistas, a proibição de um partido de participar das eleições é uma novidade desde a restauração da democracia na Grécia em 1974, após sete anos de ditadura dos coronéis. Em fevereiro, o Parlamento adotou uma emenda à lei eleitoral de 2021, que indicava que um partido político não pode participar das eleições se sua liderança foi condenada por pertencer a uma organização criminosa, e a decisão final cabia à Suprema Corte.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247