Juiz do Irã condena americano à morte por espionar para a CIA

Amir Mirzai Hekmati, de 28 anos, foi "sentenciado morte por cooperar com uma nao hostil, ser membro da CIA e tentar implicar o Ir em terrorismo", segundo o veredicto

Juiz do Irã condena americano à morte por espionar para a CIA
Juiz do Irã condena americano à morte por espionar para a CIA (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um ex-fuzileiro naval norte-americano, que também tem cidadania iraniana, foi sentenciado à morte por um juiz iraniano por espionar para a CIA, informou a agência Fars nesta segunda-feira. Amir Mirzai Hekmati, de 28 anos, foi "sentenciado à morte por cooperar com uma nação hostil, ser membro da CIA e tentar implicar o Irã em terrorismo", segundo o veredicto, de acordo com a Fars.

Hekmati, nascido nos EUA e de uma família iraniana, foi mostrado pela televisão estatal iraniana em meados de dezembro, dizendo em farsi fluente e em inglês que era ligado à CIA e havia sido enviado ao país para se infiltrar no Ministério de Inteligência iraniano. Ele havia sido preso meses antes.

Funcionários iranianos disseram que o disfarce dele foi descoberto por agentes do Irã que o flagraram na base militar aérea de Bagram, operada pelos EUA, no vizinho Afeganistão. A família de Hekmati, porém, disse que ele havia viajado ao Irã para visitar suas avós e que não era um espião.

continua após o anúncio

Na única audiência do caso, em 27 de dezembro, promotores disseram confiar na "confissão" de Hekmati de que ele tentou penetrar na inteligência iraniana. Os EUA exigiram a libertação do suspeito. O Departamento de Estado afirmou que o Irã não permitiu que diplomatas da embaixada suíça - que cuidam dos interesses dos EUA, já que estão rompidas as relações entre Washington e Teerã - vissem Hekmati antes ou durante seu julgamento. As informações são da Dow Jones.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247