Itália terá greve ampliada contra medidas de austeridade

Sindicatos de metalurgia e mecnica faro uma paralisao de oito horas, em 16 de dezembro; trabalhadores protestam contra a mais recente srie de medidas de austeridade tomadas pelo governo italiano para equilibrar seu oramento

Itália terá greve ampliada contra medidas de austeridade
Itália terá greve ampliada contra medidas de austeridade (Foto: Max Rossi/REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O sindicato dos trabalhadores do setor de metalurgia e mecânica Fiom-CGIL ampliará uma greve no setor na Itália de quatro para oito horas, em 16 de dezembro. Os trabalhadores protestam contra a mais recente série de medidas de austeridade tomadas pelo governo italiano para equilibrar seu orçamento, disse nesta segunda-feira o secretário-geral do sindicato, Maurizio Landini.

As medidas oficiais "atingem muito duramente os trabalhadores", afirmou Landini. "É por isso que pedimos à nossa liderança nacional que amplie a greve de quatro para oito horas, e ela não será mais somente contra a Fiat, mas também contra esse orçamento."

No fim do domingo, o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, revelou um novo orçamento, aprovado pelo gabinete, com cortes de 24 bilhões de euros para equilibrar as contas públicas até 2013.

continua após o anúncio

Landini falou a jornalistas enquanto entrava para participar de conversas entre a Fiat e sindicatos, por uma disputa em torno de um novo contrato de trabalho nessa empresa.

O Fiom-CGIL convocou no mês passado um protesto contra o que descreve como uma violação da Fiat aos direitos dos trabalhadores, ao exigirem mudanças em regras sobre faltas, pausas e horas extras. Desde o anúncio de sua retirada da Confindustria, maior grupo de lobby empresarial do país, a Fiat afirma não precisar mais aderir ao contrato de trabalho nacional que a empresa considera obsoleto. As informações são da Dow Jones.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247