Irã se tornará membro da Organização de Cooperação de Xangai em julho, diz chanceler persa
A próxima cúpula da OCX será realizada em 4 de julho sob a presidência do primeiro-ministro indiano Narendra Modi em formato virtual
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
TASS - A adesão do Irã à Organização de Cooperação de Xangai será concluída em julho, disse o ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amirabdollahian, na quinta-feira (1).
"Nós nos tornaremos um membro de pleno direito da Organização de Cooperação de Xangai em julho, quando a próxima cúpula da associação for realizada", disse ele, segundo a agência de notícias Tasnim.
De 15 a 16 de setembro de 2022, Samarkand sediou a cúpula da SCO, que contou com a presença do presidente iraniano Ebrahim Raisi. A República Islâmica assinou um memorando de compromisso para obter o estatuto de Estado membro da associação.
A próxima cúpula será realizada no dia 4 de julho sob a presidência do primeiro-ministro indiano Narendra Modi em formato virtual. Como o Ministério das Relações Exteriores da Índia anunciou na terça-feira, todos os membros da organização participarão da cúpula. Irã, Belarus e Mongólia foram convidados como observadores. Além disso, o Turquemenistão é convidado como convidado.
A declaração sobre o estabelecimento da OCX foi assinada em Xangai em junho de 2001 por seis estados - Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, China, Tadjiquistão e Uzbequistão. Atualmente, a organização também inclui a Índia e o Paquistão. Os estados observadores são Afeganistão, Belarus, Irã e Mongólia, os parceiros de diálogo são Azerbaijão, Armênia, Camboja, Nepal, Turquia e Sri Lanka.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247