Irã reabre oficialmente sua embaixada na Arábia Saudita após 7 anos

Inauguração de missão diplomática é resultado de acordo entre os dois gigantes do Oriente Médio

Ali Khamenei (Irã) e Mohamed bin Salman (Arábia Saudita)
Ali Khamenei (Irã) e Mohamed bin Salman (Arábia Saudita) (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Irã reabriu nesta terça-feira, sua embaixada na Arábia Saudita. “Hoje é um dia importante na história das relações entre os dois países. Estamos muito felizes em estar presentes no país irmão e amigo da Arábia Saudita", disse o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Alireza Bigdeli, ao falar na cerimônia de hasteamento da bandeira na embaixada do país persa em Riad. Ele enfatizou que a cooperação entre os dois países está entrando em uma nova era.

Em 10 de março, após vários meses de negociações, através de um comunicado emitido na capital chinesa Pequim, o Irã e a Arábia Saudita anunciaram oficialmente um acordo para reatar as relações diplomáticas e reabrir embaixadas e representações no prazo máximo de dois meses.

continua após o anúncio

Nesse sentido, o país árabe nomeou seu novo embaixador em Teerã, capital do país persa, no dia 11 de maio. Além disso, em 22 de maio, Teerã nomeou Alireza Enayati como embaixador na Arábia Saudita.

No quadro da melhoria das suas relações, Teerã e Riad planeiam criar uma nova aliança com os Emirados Árabes Unidos (EAU), Omã, Qatar, Bahrein, Iraque, Índia e Paquistão para "garantir a segurança regional" na região, destaca reportagem da Hispan TV.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247